terça-feira, 25 de maio de 2010

Alérgicos têm menos probabilidade de ter cancro

Cientistas de diversas universidades americanas sugerem que os alérgicos também têm menos hipóteses de desenvolver cancro. De acordo com a investigação, as reacções adversas estimulam o sistema imunológico, ajudando a evitar diversos tipos de tumor, noticia o site brasileiro Veja.com.
Segundo a Universidade Texas Tech, os asmáticos têm 30% menos probabilidade de ter cancro nos ovários.
Já um estudo coordenado pela Universidade Cornell indica que as crianças com alergia a substâncias transportadas pelo vento, como a poeira, são 40% menos propensas a desenvolver leucemia.
"É difícil provar a ligação [entre alergia e cancro] e vi muita gente céptica quanto a isso, mas o conceito existe e as investigações apoiam-nos ", afirma Ronald Crystal da Universidade Cornell. "As alergias geralmente activam o nosso sistema imunológico", acrescenta.
Os médicos da Cornell destacam ainda que as alergias podem reduzir o risco de uma criança ter cancro na garganta, pele, pulmão e intestinos.
Na Universidade do Minnesota, investigadores dizem que as alergias podem diminuir os riscos de linfoma não-Hodgkin e cancro no estômago.
Já os cientistas de Harvard observaram uma "intensa relação" entre o cancro no cérebro e a asma, o eczema, a febre dos fenos e outras alergias.
Há ainda um estudo canadiano que sugere que os alérgicos têm 58% menos hipóteses de desenvolver cancro no pâncreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário