terça-feira, 15 de junho de 2010

Cachorro também é 'o melhor amigo do homem' no campo da genética

Cães contribuem nas pesquisas de doenças como câncer, epilepsia, diabetes e problemas cardiovasculares

BRUXELAS - Um grupo de pesquisadores da União Europeia (UE) demonstrou que o cachorro é o melhor amigo do homem também no campo da genética, por contribuir para pesquisas médicas com informações sobre a patogenia de doenças como câncer, epilepsia, diabetes e problemas cardiovasculares.
JF Diorio/AEUE investe em projecto que pesquisa doenças em cães que são similares às que atingem seres humanos. Este projecto faz parte das pesquisas mais inovadoras financiadas pela Comissão Europeia (órgão executivo da UE), algumas das quais foram apresentadas em uma Conferência sobre Pesquisa e Inovação em Saúde realizada em Bruxelas.
Baptizada de "Lupa", em homenagem à lendária loba que amamentou os gémeos Rómulo e Remo, fundadores da cidade de Roma, a iniciativa reúne 20 veterinários de 12 países que, desde 2008, recolhem mostras de DNA de cães de raça saudáveis e de outros afectados por doenças similares às que atingem os seres humanos.
Este trabalho, financiado por 12 milhões de euros, será concluído em 2012. Ele foi apresentado em entrevista colectiva por Kerstin Lindblad-Toh, professora da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário