quinta-feira, 17 de junho de 2010

Do oitavo para o décimo

Durante o mês de Maio transacto, o actual executivo emanou uma directiva em que permitia a alunos que frequentam o oitavo ano de escolaridade e tenham completado o décimo quinto aniversário, a possibilidade de transitarem directamente para o décimo ano.
Esta norma parece-me muito injusta com ambas as partes: com os alunos que frequentam o nono ano e com os que frequentam o oitavo ano.
Para os alunos que frequentam o nono ano e têm seguido o percurso académico normal à custa do seu esforço, verem-se ultrapassados por colegas que andaram “a brincar até agora”, pode manifestar-se um tanto ou quanto desmotivador.
Para poderem ingressar no décimo ano, os alunos do oitavo terão de proceder a um exame de admissão Caso consigam ultrapassar este obstáculo, o aluno ficará contente por transitar directamente para o décimo mas, ao saltar um ano, vão falta-lhes bases para conseguir prosseguir esses mesmos estudos.
Na minha opinião, esta directiva só vai aumentar o número de alunos que abandonam a escola, pois os alunos oriundos do oitavo ano não vão acompanhar as matérias, acabando, por eles próprios não se sentirem bem e desistir, aumentando, assim, o número de alunos que contribuem para o aumento do abandono escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário